Crepúsculo dos Pensadores
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Existe livre-arbítrio?
Problemas contemporâneos - Página 2 I_icon_minitimeTer maio 27, 2014 9:28 am por Renato

» Forum Canal de HIstoria
Problemas contemporâneos - Página 2 I_icon_minitimeDom Fev 26, 2012 4:19 pm por Valisum

» Mudança nas atitudes dos encarregados de educação
Problemas contemporâneos - Página 2 I_icon_minitimeDom Nov 13, 2011 9:10 am por Renato

» Que é Deus? Ele existe? Como?
Problemas contemporâneos - Página 2 I_icon_minitimeSáb Nov 12, 2011 7:33 am por Renato

» Darwin e a teoria da evolução
Problemas contemporâneos - Página 2 I_icon_minitimeSeg Ago 15, 2011 8:06 pm por Varela

» Fórum Máscaras de Deus - Filosofia Oriental e Espiritualismo Prático
Problemas contemporâneos - Página 2 I_icon_minitimeSeg maio 23, 2011 3:59 am por Renato

» Alpha Centauri - Filosofia Oriental e Espiritualismo
Problemas contemporâneos - Página 2 I_icon_minitimeQui Abr 21, 2011 7:25 am por Renato

» Videos imperdiveis...
Problemas contemporâneos - Página 2 I_icon_minitimeSex Mar 11, 2011 1:06 pm por Renato

» Cartoons Engraçados
Problemas contemporâneos - Página 2 I_icon_minitimeDom Jan 30, 2011 9:18 pm por Renato

Partido Pelos Animais

Problemas contemporâneos

+3
dire Z'one
Carlos Filipe
eroife
7 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Problemas contemporâneos - Página 2 Empty Re: Problemas contemporâneos

Mensagem  Renato Ter Jun 30, 2009 7:04 am

Caro Lucas,
Não entendi...
Quais seriam essas soluções??

Abraços,

Renato
Renato
Renato
Participante Dedicado
Participante Dedicado

Mensagens : 175
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 53
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas contemporâneos - Página 2 Empty Re: Problemas contemporâneos

Mensagem  Lucas Benetti Ter Jun 30, 2009 7:35 am

Em relação a energia/ambiente, sabe-se a causa, e já foi desenvolvido vários metodos para se utilizar outros tipos de energia. A Solar, Eolica, da força da correnteza oceânica, e até o etanol produzido pela cana-de-açucar, milho, etc. Por que isto não é implantado no Brasil por exemplo? Falta de verbas.
Em relação a "moradia, escola, trabalho, produção agropecuária de alimentos, estradas". Moradia : $ ; Escola : $ para :Construção de escolas, contratação de professores[No mínimo iria acabar com a super-lotação]. Trabalho : é, esta tenho que pensar mais. Produção Agropecuária : o problema mais denunciado ultimamente é o do desmatamento sem o devido replantio, então, $ para contratar fiscais - que até ajudaria a arrumar empregos. Estradas : $.

"No primeiro temos: desmatamento, poluição das águas e do ar, buraco na camada de ozonio, aquecimento global, etc.
No segundo temos: aumento no numero de assaltos, sequestros, pobreza, desemprego, vilolencia gratuita, etc."
Bom, para mim todos giram em torno do $. Sabe-se que o dinheiro, em muitos casos, é a causa desses(não todos né!) problemas.

Alguém ai não conhece o projeto Venus?!
L.

Lucas Benetti
Participante
Participante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 28/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas contemporâneos - Página 2 Empty Re: Problemas contemporâneos

Mensagem  Renato Ter Jun 30, 2009 8:18 am

Lucas Benetti escreveu:Em relação a energia/ambiente, sabe-se a causa, e já foi desenvolvido vários metodos para se utilizar outros tipos de energia. A Solar, Eolica, da força da correnteza oceânica, e até o etanol produzido pela cana-de-açucar, milho, etc. Por que isto não é implantado no Brasil por exemplo? Falta de verbas.

Falta de verbas ou retaliação da indústria petrolífera?? affraid
É como na Ciência: alguém descobre uma anomalia numa teoria científica, mas os cientistas da comunidade dominante são resistentes em abandonar suas teorias. Por que? só por uma questão de vaidade e poder? Também. Mas, pense-se sobretudo que, para que uma teoria fosse desenvolvida foi necessário investimentos de agências fomentadoras, instituições de pesquisas, verbas estatais, federais e municipais, além do próprio trabalho desenvolvido, durante décadas pela comunidade. Então, mesmo que se encontre anomalias num paradigma científico, não é por isso que se vai abandoná-lo.

O mesmo pode ser dito das formas de energia alternativas: ora, pergunta-se, se elas são menos agressivas ao meio-ambiente, menos dispendiosas, e tudo se resume a uma questão de estruturar um bom projeto científico amparado pelas políticas governamentais, por que então se continua usando formas de energia que polui o meio-ambiente e degragadam o planeta? Falta de dinheiro para investir nas alternativas? não! muito pelo contrário, no meu modesto parecer (pode até ser que eu esteja errado), mantém-se as formas de energia tradicionais precisamente porque elas são lucrativas.

Será que nos esquecemos do polêmico Protocolo de Kioto, em que os EUA rompeu o tratado, sob a alegação de que a economia americana não poderia andar para trás em função de se diminuir emissão de poluentes para não prejudicar o meio-ambiente? "Dane-se este último", é assim que os capitalistas pensam.

Tudo gira em torno do dinheiro, como você disse, que é o bem inútil pelo qual se compra todos os demais bens úteis.

Lucas Benetti escreveu:Em relação a "moradia, escola, trabalho, produção agropecuária de alimentos, estradas". Moradia : $ ; Escola : $ para :Construção de escolas, contratação de professores[No mínimo iria acabar com a super-lotação]. Trabalho : é, esta tenho que pensar mais. Produção Agropecuária : o problema mais denunciado ultimamente é o do desmatamento sem o devido replantio, então, $ para contratar fiscais - que até ajudaria a arrumar empregos. Estradas : $.

você está falando do Brasil ou em relação ao mundo inteiro??
Aqui no Brasil - esse país que Deus criou e jogou a fôrma fora - sabe-se que ele é o Estado mais oneroso e maior cobrador de impostos do mundo!!! Então como não há dinheiro para investir em todos esses setores?? Você saiu de casa, entrou numa loja de conveniência, tomou um café, comeu um salgado e comprou um maço de cigarros, já pagou em tudo isso mais de 60% de imposto. Então, cadê $ ??? Não tem ou ninguém sabe aonde ele vai parar. Porque devido aos nossos governantes o brasileiro de um modo geral já está com fama de ladrão no mundo - pelo menos aqui na América do Sul.

Lucas Benetti escreveu:
"No primeiro temos: desmatamento, poluição das águas e do ar, buraco na camada de ozonio, aquecimento global, etc.
No segundo temos: aumento no numero de assaltos, sequestros, pobreza, desemprego, vilolencia gratuita, etc."
Bom, para mim todos giram em torno do $. Sabe-se que o dinheiro, em muitos casos, é a causa desses(não todos né!) problemas.

No primeiro temos: as "sete irmãs" da indústria petrolífera rachando de ganhar $
No segundo temos: aumento de assaltos hehheheeee. Com certeza, pois somos assaltados todo dia aqui no Brasil pelos nossos governantes corruptos, ignorantes e inescrupulosos.
E por fim pelo menos nisso estamos de acordo: o dinheiro é a causa disso tudo, sem sombra de dúvida.

Sobre o Projeto Vênus nunca ouvi falar...
Renato
Renato
Participante Dedicado
Participante Dedicado

Mensagens : 175
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 53
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas contemporâneos - Página 2 Empty Re: Problemas contemporâneos

Mensagem  Lucas Benetti Ter Jun 30, 2009 8:56 am

"(...)por que então se continua usando formas de energia que polui o meio-ambiente e degragadam o planeta? Falta de dinheiro para investir nas alternativas? não! muito pelo contrário, no meu modesto parecer (pode até ser que eu esteja errado), mantém-se as formas de energia tradicionais precisamente porque elas são lucrativas."
Não que as 'novas' alternativas não tragam lucro, apenas irá necessitar de um grande gasto, e isto sem dúvida não é prioridade para países como EUA.Se eles fizeram guerra a procura do 'ouro preto', iriam ser chamados de burros se todos estes gastos(das guerras) fossem em vão. Mais gastos eles não iriam querer, para chegar ao mesmo resultado que eles conseguem atravez de guerras. No Brasil temos o 'pré-sal', e talvez a curto prazo não seja uma boa gastar com as energias limpas, o dinheiro do nosso petróleo pode ir(talvez) a infra-estrutura do Brasil. : )

"Então como não há dinheiro para investir em todos esses setores??"
E as nossas dividas, não necessitam de uma prioridade maior? Se não pagarmos as dívidas brasileiras, a nossa 'morte econômica' será uma realidade cada vez mais próxima.

Renato, vi sobre o projeto Venus no documentário Zeitgeist '2' ( http://video.google.com/videoplay?docid=-1459932578939373300 ). A parte que fala do projeto Venus está mais para o meio e fica até o fim pelo que eu me lembre. Bom, independente do projeto Venus, recomendo o documentário inteiro, já que acredito que irá te ajudar por ser sociologo. Se tiver um tempo, bom 'filme'. : )
Vou ver o que escreveu no tópico Inversão de Valores, e ir dormir depois, reponderei amanhã pois já está tarde e não quero ser incomodado pelo sono amanhã na aula. Boa noite.
Abraços,
L.

Lucas Benetti
Participante
Participante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 28/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas contemporâneos - Página 2 Empty Re: Problemas contemporâneos

Mensagem  dire Z'one Ter Jun 30, 2009 7:36 pm

Olá, a todos. Na minha modesta( ou não) opinião não há uma mudança drástica de tipos de energia por dois motivos:

1.- Os lobbys que já estão criados e que dificultam, e muito, a mudança.

2.- A dificuldade que há para se apostar em novas energias, seja porque elas ainda não são suficientemente eficases ou porque a substituição das mesmas teria um grande gasto caso fosse muito brusco.

Ora bem. Cá em Portugal foi anúnciado que em 2010 iriam sair carros electricos para toda a gente. Tudo muito engraçado e até a GALP, uma empresa virada para a energia( até a humana para quem viu o anúncio da energia que os portuguesses davam à seleção), e que garantia o abastecimento por todo o país de pelo menos de 100 em 100km. Isto é tudo muito giro mas depois para onde vai o petrólio? O preço do mesmo vai cair bastante e vamos começar a usá-lo para produzir energia electrica. Não é genial?! Assim quem mantiver os carros a gasólina ou diesel, provavelmente vai ter vantagens. E os da electricidade também, só vantagens! Eu estou para ver noquê raio isto vai dar. Espero que guardem o petrólio!

Outra coisa importante quanto ao dinheiro é que é preciso perceber que o dinhero é uma forma de poder! E o quê é o poder se não uma das razões para a nossa Vida?!

E algo que escrevi no meu trabalho de filosofia clown :


«O que o Homem ambiciona é o poder. Quando um ser humano naturalmente quer ser rico isso não é mais do que a manifestação da vontade de poder que a sociedade actual lhe disponibilisa e, até, o obriga a ter. Tudo isto não passa de os exemplos que recebe e das vontades dos seus próprios pares que, inequivocamente, irão "corromper" a fragíl barreira que separa o Homem do infortunio.» por Capitão Óbvio

Abraços, Dire Idea
dire Z'one
dire Z'one
Participante Regular
Participante Regular

Mensagens : 66
Data de inscrição : 26/06/2009
Idade : 33
Localização : Num Universo Relativamente Longe do Teu, Sir!

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas contemporâneos - Página 2 Empty Re: Problemas contemporâneos

Mensagem  Renato Ter Jun 30, 2009 8:37 pm

A energia que dá dinheiro é o petróleo, isso eu sei dizer...
Na época do Fernando Henrique, aqui no Brasil, 1 litro de óleo diesel custava R$ 0,25 e hoje custa R$ 2,15. O transporte de mercadorias é 90% feito por caminhões e a Petrobrás é maior empresa brasileira em termos de faturamento - mais de 10 bilhões de dólares/ano. E ela, que tinha colocado o biodiesel (2% - saiam pra lá ambientalistas!!! biodiesel é óleo de fritura para batizar o diesel!!!) no seu óleo, obrigou agora - porque ela é uma estatal - todas as demais bandeiras acrescentarem 2% de biodiesel no óleo diesel. Apenas uma maneira de roubar. O caminhão gasta mais óleo e prejudica bicos e a bomba injetora.
Nos anos 70, com o "Pró-álcool", o governo brasileiro fez um apelo aos usineiros produtores de açucar e álcool (eita, neocoloniazinha sem juízo Laughing ) que passassem os motores de seus caminhões a álcool. Era uma forma de alavancar o pro-álcool e propor uma forma de uso de energia alternativa. O resultado é que os caminhões gastavam 1 litro/ 200m rodados e o álcool corroíra as estruturas internas do motor. Resultado: os usineiros mandaram à merda o pro-álcool e voltaram a usar motores a diesel.

Então, nem sempre funciona o uso de energia alternativa.

E também não há paradoxo: se o governo incentivou a usar motores a álcool, é porque precisava provar para o mundo que o pro-álcool era uma alternativa viável. Funcionou durante uma década ou pouco mais que isso, mas depois que sucumbiu, o governo voltou a subir o preço da gasolina e do diesel.
Renato
Renato
Participante Dedicado
Participante Dedicado

Mensagens : 175
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 53
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas contemporâneos - Página 2 Empty Re: Problemas contemporâneos

Mensagem  Peregrino Qui Jul 02, 2009 12:14 am

Um tanto tardia, visto o desenrolar dos comentários, mas aqui vai o meu:

1 - Quanto ao 'problema de espaço', não vejo como um problema tão sério assim. A Terra tem capacidade que comportar tranquilamente 25 bilhões de habitantes. O problema está na cultura humana de se concentrar em mega-cidades para facilitar todos os bens de consumo e serviços. Isso é possível mudando um pouco essa cultura, que não é tão difícil assim, e utilizando-se de planejamento eficaz, logística no fluxo de todas as necessidades gerais da civilização e cooperação (no sentido real da palavra).

2 - Quanto ao consumo dos recursos naturais, eu vou mais além. A sociedade atual e a mídia ensina que o cidadão precisa de muita coisa. Inúmeros alimentos industrializados 'inventados' pela indústria alimentícia, automóveis e tanques sedentos por combustíveis que podem ser comprados enquanto você ter dinheiro, litros e mais litros de água potável, esgoto, energia elétrica de forma livre e indiscriminada, e inúmeros serviços ditos 'essenciais' que há 20 anos sequer eram imaginados. Isso tudo tem um custo altíssimo e quem paga é a Terra. O poder do dinheiro criou uma falsa ilusão: "Os recursos naturais podem ser comprados, e eu tenho dinheiro." Se essa maneira de pensar não mudar logo, a Terra irá entrar em colapso. E logo,logo....
Peregrino
Peregrino
Participante
Participante

Mensagens : 30
Data de inscrição : 27/06/2009
Localização : Latitude -23° 32’ e 51” ; Longitude -46° 38’ 10”

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas contemporâneos - Página 2 Empty Re: Problemas contemporâneos

Mensagem  Carlos Filipe Qui Jul 02, 2009 1:30 pm

Olha querem saber uma boa?

Em minha casa, eu utilizo água do poço, que é também uma mina. Ta sempre a cair água de Inverno e de Verão. Quando começamos a utilizar o poço, mandamos analisar como é óbvio. A água estava em perfeito estado, óptima para ser consumido pois o tipo terra do local, é considerada como um "filtro" natural. Óptimo, ficamos felizes.

A dada altura, vem o homem da contagem da água, e alega que nós consumimos pouca água. Dissemos, que usávamos a do poço, que tinha sido analisada e que estava em perfeito estado. O homem, disse que tínhamos de consumir pelo menos 5€ por mês. Resumindo:

Ouviu o que não quis. Eles andam cheios de slogans a sensibilizar a população e ainda nos queriam obrigar a gastar água. É que de taxa, por ter água potável, paga-se 5 euros, mais consumo de 5€, dá 10 euros. Vou gastar água, porque sou obrigado!


Querem outra?

Tinha Internet Clix, o meu vizinho meteu PT. Como a PT é a dona de todos os postes telefónicos do país, eles são os únicos que podem ter técnicos mexendo nos postes. Até aí muito bem. O mal, foi que eles sabiam que eu era Clix, cortaram o meu fio telefónico, instalaram o fio do vizinho no lugar do meu. Depois, procuramos ajuda da Clix e eles, disseram que não podiam reparar, pois não tinham permissão, só a PT que tinha. Fomos a PT, e ele disseram : " Se mudar para o nosso serviço é já no dia". E assim teve de ser (:

Um serviço com uma qualidade bastante inferior.
Carlos Filipe
Carlos Filipe
Participante
Participante

Mensagens : 39
Data de inscrição : 27/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas contemporâneos - Página 2 Empty Re: Problemas contemporâneos

Mensagem  Peregrino Sáb Jul 04, 2009 12:37 am

Carlos Filipe escreveu:
Tinha Internet Clix, o meu vizinho meteu PT. Como a PT é a dona de todos os postes telefónicos do país, eles são os únicos que podem ter técnicos mexendo nos postes. Até aí muito bem. O mal, foi que eles sabiam que eu era Clix, cortaram o meu fio telefónico, instalaram o fio do vizinho no lugar do meu. Depois, procuramos ajuda da Clix e eles, disseram que não podiam reparar, pois não tinham permissão, só a PT que tinha. Fomos a PT, e ele disseram : " Se mudar para o nosso serviço é já no dia". E assim teve de ser (:

Um serviço com uma qualidade bastante inferior.

Então vc "precisa" conhecer a Speed ou a NET no Brasil. Perante as fornecedoras de internet da europa, as daqui são 'Telégrafos'... caríssimos, a conexão falha constantemente, a banda congestiona sempre, o atendimento e o suporte são quase inexistentes, ou seja, só por Deus...
Peregrino
Peregrino
Participante
Participante

Mensagens : 30
Data de inscrição : 27/06/2009
Localização : Latitude -23° 32’ e 51” ; Longitude -46° 38’ 10”

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas contemporâneos - Página 2 Empty Re: Problemas contemporâneos

Mensagem  Carlos Filipe Sáb Jul 04, 2009 12:47 am

Peregrino escreveu:
Carlos Filipe escreveu:
Tinha Internet Clix, o meu vizinho meteu PT. Como a PT é a dona de todos os postes telefónicos do país, eles são os únicos que podem ter técnicos mexendo nos postes. Até aí muito bem. O mal, foi que eles sabiam que eu era Clix, cortaram o meu fio telefónico, instalaram o fio do vizinho no lugar do meu. Depois, procuramos ajuda da Clix e eles, disseram que não podiam reparar, pois não tinham permissão, só a PT que tinha. Fomos a PT, e ele disseram : " Se mudar para o nosso serviço é já no dia". E assim teve de ser (:

Um serviço com uma qualidade bastante inferior.

Então vc "precisa" conhecer a Speed ou a NET no Brasil. Perante as fornecedoras de internet da europa, as daqui são 'Telégrafos'... caríssimos, a conexão falha constantemente, a banda congestiona sempre, o atendimento e o suporte são quase inexistentes, ou seja, só por Deus...

Eu tenho espiões no Brasil, já conheço a vosso serviço Twisted Evil , mas, aqui também é muito mau. Agora vêm a fibra óptica com os colossais 100MB. No Japão, já existe Internet por satélite, com 1GB cheers
Carlos Filipe
Carlos Filipe
Participante
Participante

Mensagens : 39
Data de inscrição : 27/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas contemporâneos - Página 2 Empty Re: Problemas contemporâneos

Mensagem  Renato Sáb Jul 04, 2009 12:57 am

Peregrino escreveu:
Então vc "precisa" conhecer a Speed ou a NET no Brasil. Perante as fornecedoras de internet da europa, as daqui são 'Telégrafos'... caríssimos, a conexão falha constantemente, a banda congestiona sempre, o atendimento e o suporte são quase inexistentes, ou seja, só por Deus...

Agora a Telefônica inventou "planos diferenciados" para você obter sua linha telefônica. Quando eu liguei lá para pedir a minha, eles disseram que eu pagaria R$ 54,90 mensais para "uso ilimitado". Só que não é assim, na verdade esse tipo de linha é como celular/telemóvel: chega uma hora em que acaba os créditos, e você precisa recarregar.

Serviço de internet: um fiasco!!

Por que isso? cadê a concorrência preconizada pelo livre mercado?? cada vez mais o que se vê são oligopólios centralizando os serviços para poderem lucrarem mais e oferecer um tipo de serviço ruim.
Por sorte, saiu uma lei aqui no Brasil em que, se o atendente dos serviços embromar você, você pode processar a empresa. Acho que está funcionando, porque antes, se você demorava 1 hora para ser atendido, agora demora somente 30 minutos Laughing

Eita, neocolonizalinha abusada!!!! Very Happy
Renato
Renato
Participante Dedicado
Participante Dedicado

Mensagens : 175
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 53
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas contemporâneos - Página 2 Empty O centro do Mundo

Mensagem  Soldadinho de Chumbo Dom Ago 30, 2009 9:22 pm

Também li, embora só hoje, os vossos posts a respeito deste tema, que espero ainda não esteja fechado.
Pois, para mim, a Humanidade depara-se com um só grande problema, do qual emergem muitos outros.
Resolvido aquele, se possível for, então estarão todos resolvidos, e o Homem retomará o percurso perdido.
Que problema é esse? Estareis todos a perguntar-vos.
É um problema filosófico, o de se recentrar no único Valor que deve nortear a conduta humana.
Quando o fizer de novo, passada a crise da Modernidade, o Homem poderá ser feliz por muitos anos.

SOLDADINHO DE CHUMBO
Soldadinho de Chumbo
Soldadinho de Chumbo
Participante
Participante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/08/2009
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas contemporâneos - Página 2 Empty Re: Problemas contemporâneos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos