Crepúsculo dos Pensadores
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Existe livre-arbítrio?
Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem... - Página 2 I_icon_minitimeTer maio 27, 2014 9:28 am por Renato

» Forum Canal de HIstoria
Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem... - Página 2 I_icon_minitimeDom Fev 26, 2012 4:19 pm por Valisum

» Mudança nas atitudes dos encarregados de educação
Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem... - Página 2 I_icon_minitimeDom Nov 13, 2011 9:10 am por Renato

» Que é Deus? Ele existe? Como?
Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem... - Página 2 I_icon_minitimeSáb Nov 12, 2011 7:33 am por Renato

» Darwin e a teoria da evolução
Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem... - Página 2 I_icon_minitimeSeg Ago 15, 2011 8:06 pm por Varela

» Fórum Máscaras de Deus - Filosofia Oriental e Espiritualismo Prático
Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem... - Página 2 I_icon_minitimeSeg maio 23, 2011 3:59 am por Renato

» Alpha Centauri - Filosofia Oriental e Espiritualismo
Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem... - Página 2 I_icon_minitimeQui Abr 21, 2011 7:25 am por Renato

» Videos imperdiveis...
Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem... - Página 2 I_icon_minitimeSex Mar 11, 2011 1:06 pm por Renato

» Cartoons Engraçados
Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem... - Página 2 I_icon_minitimeDom Jan 30, 2011 9:18 pm por Renato

Partido Pelos Animais

Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem...

+2
Lucas Benetti
Filipe de Albuquerque
6 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem... - Página 2 Empty Comentarios pertinentes e impertinencias...

Mensagem  Filipe de Albuquerque Ter Ago 25, 2009 10:46 pm

Meu caro Renato, há por ai nessa cabeça, algumas confusões que convém esclarecer...

1 - O meu Post, aqui, não é uma resposta acabada, antes direccionada...nele se critica a burocracia e a tecnocracia do Mundo moderno que Industrializa empacota e segmenta o Conhecimento de forma ligeira, não sendo original, a critica é certamente pertinente...

2 - Não tenho verdades acabadas e a retórica do meu discurso tem um fundamento construtivo...procuro corrigir erros comuns de raciocínio e sim alguns são previamente esperados por mim, o que me parece igualmente desejável na útil condução de uma conversa, convirá...

3 - Não estou aqui a perder o meu tempo para perseguir ninguém e todas as opiniões são livres, saibam elas ser opiniões no lugar de maledicência e mediocridade...

4 - Eu e o Galvão abrimos este novo espaço, intencionalmente Informal, precisamente para ouvir a opinião das pessoas no lugar das gastas Bibliografias e citações do CNTR+COPY/PASTE a que todos recorrem quase esquiziofrénicamente sem saberem muito bem do que estão a falar...suportes e apoio são isso mesmo, suportes e apoio...nos dias que correm temos teses com o prazo de validade de iogurtes, feitas de infinitos suportes e apoio e da tendência incrivelmente estúpida, sobre a bandeira democrática, de nivelarmos tudo, reduzindo o pensamento à opinião e à cultura, desubstancializando permanentemente o que nele é primordial, a Sabedoria, claro está...

Pensar é um acto pessoal e por empréstimo não funciona bem...resulta quase sempre em vulgaridade e a vulgaridade é precisamente o que aqui se critica...saibamos ser nós próprios !

Por ora é tudo...

Atentamente>FILIPE DE ALBUQUERQUE
Filipe de Albuquerque
Filipe de Albuquerque
Coordenador Principal
Coordenador Principal

Mensagens : 63
Data de inscrição : 25/06/2009
Idade : 50
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem... - Página 2 Empty Re: Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem...

Mensagem  Renato Qua Ago 26, 2009 10:35 pm

Filipe de Albuquerque escreveu:

1 - O meu Post, aqui, não é uma resposta acabada, antes direccionada...nele se critica a burocracia e a tecnocracia do Mundo moderno que Industrializa empacota e segmenta o Conhecimento de forma ligeira, não sendo original, a critica é certamente pertinente...

Atentamente>FILIPE DE ALBUQUERQUE

Se era simplesmente isso, era só ter sido mais claro, porque isso aí acima não é senão o que eu tenho feito em todos os meus posts sobre a crítica da ciência.
Pelo jeito você não leu nada por lá, porque se o seu intento era discutir isso, poderia ter acrescentado algo à discussão. No entanto, abre um novo tópico com um texto confuso; a gente pede para você ser claro e você complica mais.
Sobre referenciais, os que eu cito são de cabeça, porque nesse texto seu aí acima eu não vejo nada de original, e até poderia indicar os pensadores que são autores dessa idéia.

Não há nenhuma perseguição. O objetivo aqui foi, de uma maneira um pouco radical, reinvidicar uma maior participação sua e também de outros membros, e também que você seja mais claro nos seus posts, como está sendo agora (e pelo jeito funcionou Wink )
Renato
Renato
Participante Dedicado
Participante Dedicado

Mensagens : 175
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 53
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem... - Página 2 Empty Re: Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem...

Mensagem  Filipe de Albuquerque Qua Ago 26, 2009 10:55 pm

Fico à espera dos autores que referiu para ver se coincidimos naturalmente em generalidades ou em algum particular especifico, pois como sabe são coisas distintas...

POST SCRIPTUM - Não coincidir em ideias e pontos de vista numa Sociedade em rede, informatizada e globalizada seria absolutamente extraordinário...apesar disso, no que importa, o mérito da pertinência do que se debate nunca é demais, especialmente quando se rema contra a corrente dominante e o pensamento mainstream que compõe a tropega mediocridade em que habitamos.

Quanto ao não ser claro, bom...isso depende de quem lê...não é ? Wink

Melhores cumprimentos>FILIPE DE ALBUQUERQUE
Filipe de Albuquerque
Filipe de Albuquerque
Coordenador Principal
Coordenador Principal

Mensagens : 63
Data de inscrição : 25/06/2009
Idade : 50
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem... - Página 2 Empty Re: Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem...

Mensagem  Renato Qua Ago 26, 2009 11:08 pm

Filipe de Albuquerque escreveu:Fico à espera dos autores que referiu para ver se coincidimos naturalmente em generalidades ou em algum particular especifico, pois como sabe são coisas distintas...

POST SCRIPTUM - Não coincidir em ideias e pontos de vista numa Sociedade em rede, informatizada e globalizada seria absolutamente extraordinário...apesar disso, no que importa, o mérito da pertinência do que se debate nunca é demais, especialmente quando se rema contra a corrente dominante e o pensamento mainstream que compõe a mediocridade em que habitamos.

Quanto ao não ser claro, bom...isso depende de quem lê...não é ? Wink

Melhores cumprimentos>FILIPE DE ALBUQUERQUE

Pois não?
Citar eu mesmo como referencial secundário seria vaidade como costuma dizer o Douglas. Mas a verdade é que esses termos que você usou "burocracia e tecnocracia no mundo moderno" está citado sobejamente nos nossos debates nos tópicos "Da Cultura" e outros. Os referenciais primários estão citados lá, procure ler os debates, porque se eu os cito aqui, é como dizem vocês portugueses: "estar a reinventar a roda aos que se comprazem em andar á pé".

Quanto a ser claro é que nós todos não entendemos mesmo o seu texto.
Renato
Renato
Participante Dedicado
Participante Dedicado

Mensagens : 175
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 53
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem... - Página 2 Empty Re: Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem...

Mensagem  Filipe de Albuquerque Qua Ago 26, 2009 11:12 pm

Diga-me lá como sabe que não li os seus posts, é vidente ? O Renato pelos vistos assume muita coisa à priori...quer um conselho? tenha mais calma e seja mais comedido nas ilações que tira.

Melhores cumprimentos>FILIPE DE ALBUQUERQUE
Filipe de Albuquerque
Filipe de Albuquerque
Coordenador Principal
Coordenador Principal

Mensagens : 63
Data de inscrição : 25/06/2009
Idade : 50
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem... - Página 2 Empty Re: Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem...

Mensagem  Renato Qua Ago 26, 2009 11:26 pm

Se leu, porque não participou? Isso aqui não é um fórum de debates?
Porque, veja bem Albuquerque. Se você abre um novo tópico propondo debater (burocracia e tecnocracia no mundo moderno gerando a compartimentação da vida social) um assunto que já está em pauta alhures no mesmo fórum, ou de duas uma: ou você cria um novo enfoque para o assunto em pauta, ou não faz senão reproduzir o mesmo assunto. E veja que ninguém entendeu mesmo, pois se o seu propósito era esse eu e os outros que estávamos debatendo lá, poderíamos postar aqui contribuindo no sentido de complementar, adicionar, e mesmo aprender. No entanto, tudo o que fizemos até agora foi tentar "decodificar o seu texto".
Mas ainda está em tempo. Vamos ficar aqui discutindo isso, ou você pretende recolocar as suas idéias para que possamos debater??
Eu não quero ficar aqui criando celeuma por criar...
Só fiz um posts radicais no intuito de vocês aparecerem para discutir. E como eu disse, funcionou. Até o Carlos Filipe que se comunicava aqui com uma linguagem quase monossilábica passou a mostrar o que pensa, o que acha.
Meus caros, será que temos que pedir de joelhos para que vocês participem, que coloquem suas idéias, afinal não é para isso que serve um fórum de debates??
Renato
Renato
Participante Dedicado
Participante Dedicado

Mensagens : 175
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 53
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem... - Página 2 Empty Re: Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem...

Mensagem  Renato Qui Ago 27, 2009 12:16 am

Carlos Filipe escreveu:
Calma Renato!! ( sem ofensa, compadre ) ehehehe

Eu domino um leque considerável de instrumentos músicais, fui induzido na música desde muito cedo, uma por tradição familiar, outra por gosto e talento mesmo. Eu sei que a música é uma Ciência Lógica, logo pode-se tornar analítica. Mas, e agora? Eu sei tocar piano, mesmo com clave de Fá e nunca andei numa escola de música, guitarra eléctrica, flamenca, cavaquinho, viola braguesa, flauta e harmónica. Sei as escalas e apanho as músicas todas de ouvido. E agora, vai dizer que eu faço X + X = Mussete D maior, Bach? Não, apenas o meu ouvido e o meu cérebro dão-se muito bem. O que eu falei, foi do sentimento e adoração pelo saber ( Filo + sophia ), satírico eu escrever isto neste fórum, não?

Agora, você encara uma composição como uma equação matemática e diz que sai igual a um compositor que expresse os sentimentos pelo que ta claro aí. Agora, re-pense, mais uma vez, e imagine todos os pintores, porque é que uns se destacam mais que outros?

Tomei as liberdade de te mostrar dois vídeos de um guitarrista lendário chamado Jason Becker:

Veja este mini-documentário, por favor:



Agora, ouça esta composição:




Agora, Renato, isto não é um tópico sobre música. E também, não retaliarei sua opinião de Pink Floyd, pois, mais uma vez, citarei: " Entendimento é uma espada de 3 gumes, o meu lado, o teu lado e a Verdade ". Smile

Bom, se eu discutir esse assunto aqui vou dar um tiro no próprio pé, pois eu mesmo disse que você tinha postado off-topic.
Se bem nesse tópico aqui ninguém sabe mais o que é on ou off-topic...
Não quis ofender, me desculpe se se sentiu assim.
Como o tópico é Da Natureza da Sabedoria a partir do Homem", vou só fazer alguns comentários, até que abramos um tópico dedicado a este assunto.
Pois bem, o meu nick no tal fórum de música é Unfeelingness, que quer dizer "insensibilidade", que foi uma provocação ao pessoal do "feeling", remetendo à velha discussão de "guitarristas técnicos" (os que "não tem sentimentos", como eles dizem", e os que, apesar de ser deficientes na parte técnica, tocam com emoção.
E eu argumentava, num dos tópicos que música tocar um instrumento é basicamente você dominar (conscientemente ou inconscientemente) uma Teoria Matemática Musical, que é a Teoria de Campo Harmônico. Uns concordavam, outros não. E um músico por lá, que era muito bom, discordava e criticava a parte técnica da música, até que eu disse para ele: "olha, quer saber? eu não tenho sensibilidade mesmo, sou puramente técnico!". E, para minha surpresa ele respondeu: "se você não tivesse sensibilidade não saberia tocar guitarra" Wink.
Não assisti ao pequeno documentário porque meu inglês não é bom. Quanto à música que você passou no outro vídeo, eu vejo apenas um guitarrista tocando uma composição baseado na Teoria de Campo Harmônico nada mais que isso, com o estilo do Malmsteen ainda (que eu acho horrível, tocar música clássica na guitarra).
Mas esse assunto dá o que falar, espero que abramos um tópico específico para tal.
Quanto ao Pink Floyd, também foi uma provocação Very Happy Para ser sincero até esperava uma retaliação.

Aqui entretanto vou concordar com o Albuquerque: disse que achava Pink Floyd "um lixo" justamente para fazer a crítica que eu já tinha feito num dos meus posts lá no tópico do Rock (em música eu não gosto de referenciais !): será que nós não somos capazes (sei que é necessário as influências, o "referencial") de fazer a nossa própria música? de criar algo novo? Por que o Pink Floyd, o Eagles e Led Zepellin têm que ser imortalizado? Eles não estavam utilizando-se estritamente das regras do método científico (Teoria de Campo Harmônico) quando fizeram suas composições?
E as letras? Veja The Wall por exemplo, meu caro: é uma letra que critica o autoritarismo na escola, mas na escola daquela época. O que essa letra tem a ver com o mundo de hoje? Não acha que se fosse traduzido o The Wall na sala dos professores de uma escola e cantada para os mesmos você não seria vaiado??? Very Happy
Pois é isso. Talvez eu tenha que ouvir mais música clássica... e existem métodos e métodos... você que aprendeu piano, certamente deve ter aprendido por partitura. Normalmente os músicos que SÒ aprenderam por partitura não sabem improvisar, porque só foi ensinado a eles reproduzir o que está na partitura. Talvez não seja o seu caso.
Repare, que, para quem não toca nenhum instrumento, acha que um guitarrista que está improvisando na hora de um show, compôs aquilo, e no entanto, um bom guitarrista pode ficar 1 hora solando sem no entanto ter ensaiado nada, e sem saber que nota está tocando e quantas por minuto, mas ele sabe fazer aquilo porque existe uma lógica matemática para fazer aquilo. E pode mesmo, usar uma mesma escala e tocá-la de sete modos diferentes, o que vai fazer mudar a quantidade de notas.

Vou parando por aqui,
Renato
Renato
Participante Dedicado
Participante Dedicado

Mensagens : 175
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 53
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem... - Página 2 Empty Re: Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem...

Mensagem  Carlos Filipe Qui Ago 27, 2009 12:29 am

Renato, por favor, não mistures vinho com água, absolutamente.. Twisted Evil

PS: Eu não retalio provocações, é uma das minhas armas supremas (:
Carlos Filipe
Carlos Filipe
Participante
Participante

Mensagens : 39
Data de inscrição : 27/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem... - Página 2 Empty Re: Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem...

Mensagem  Renato Qui Ago 27, 2009 12:33 am

Tá Carlos ... Smile percebi mesmo
Mas vamos ou não abrir o tal tópico?
Pois, parece que você tem muito a nos ensinar/compartilhar sobre esse assunto.
Renato
Renato
Participante Dedicado
Participante Dedicado

Mensagens : 175
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 53
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem... - Página 2 Empty Re: Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem...

Mensagem  Carlos Filipe Qui Ago 27, 2009 2:14 am

Renato escreveu:Tá Carlos ... Smile percebi mesmo
Mas vamos ou não abrir o tal tópico?
Pois, parece que você tem muito a nos ensinar/compartilhar sobre esse assunto.
Vamos, força, abre lá.
Carlos Filipe
Carlos Filipe
Participante
Participante

Mensagens : 39
Data de inscrição : 27/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem... - Página 2 Empty Re: Sobre a Natureza da Sabedoria a partir do Homem...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos