Últimos assuntos
Top dos mais postadores
Renato | ||||
dire Z'one | ||||
Filipe de Albuquerque | ||||
Filipe Galvão | ||||
Lucas Benetti | ||||
Carlos Filipe | ||||
Peregrino | ||||
Douglas M. | ||||
escolhido | ||||
Flavius |
História da Ciência e Ensino de Ciências
2 participantes
Página 1 de 1
História da Ciência e Ensino de Ciências
História da Ciência é bem diferente de Ensino de Ciências, querem ver?
Balada do Professor de Física
Adaptação livre do original de D. F. Kirwan, publicado em The Physics Teacher 24, 8 (1986).
Avogadro tem um número
Coulomb uma força tem
Newton tem algumas leis
E vários anéis também.
Kirchhoff tem umas regras
Legendre, uma transformação
Balmer tem a sua série
E Ewald, uma construção.
Huyghens tem suas ondinhas
Schroedinger, uma equação
Rydberg, uma constante
Lagrange, a menor ação.
Foucault pendurou um pêndulo
Uma rede tem Bravais
Gauss tem uma superfície
Fermi, um nível que dá pé.
Fermat tem o seu princípio
Poynting tem o seu vetor
Bose tem uma estatística
Van Der Graaff, um gerador.
Brown tem seu movimento
Geiger tem seu contador
Cavendish, uma balança
E Helmoltz, um ressoador.
Clebsch-Gordon tem coeficientes
E Doppler, um deslocamento
Dirac tem suas matrizes
E Raman, um espalhamento.
Stark tem o seu efeito
Fourier, um teorema
Young tem o seu módulo
E Gell-Mann, o seu esquema.
Rayleigh tem o seu critério
Poiseuille, um fluxo legal
Gibbs tem sua energia
E Cornu, uma espiral.
Zener tem o seu diodo
Bohr tem um raio, pois não?
Brewster arrumou um ângulo
Fitzgerald, uma contração.
Brillouin tem sua zona
Quem tem um ciclo é Carnot
Michelson, um interferômetro
E um teste que falhou.
Atwood tem uma máquina
Josephson, uma junção
Planck lançou uma hipótese
E Green fez uma função.
Rutherford criou um átomo
Tesla fez uma bobina
Fresnel construiu uma lente
E Zeeman, uma estrutura fina.
Maxwell tem o seu demônio
Thomas tem uma precessão
Heisenberg, uma incerteza
E Boltzmann, uma distribuição.
Ising achou o seu modelo
Debye, uma temperatura
Einstein, uma teoria geral
Que ainda hoje perdura.
* * Pauli foi excluído por princípio.
E tu, pobre professor
Onde é que fica teu nome?
Será no giz que apagas
Ou em teu salário de fome?
A aula de cada dia
Fama nunca te trará
E do muito que ensinares
Muito pouco restará.
Mas, se não vais deixar marca
Nem leis à posteridade
Que ao menos os teus alunos
Lembrem de ti com saudade.
PS: não sei se esse tópico deveria ser criado aqui, lá em "Sociedade/educação" ou em Literatura. Achei conveniente postar aqui. Mas se os administradores acharem que ele está no lugar errado, solicito removê-lo e colocá-lo no espaço adequado
Obrigado,
Renato
Balada do Professor de Física
Adaptação livre do original de D. F. Kirwan, publicado em The Physics Teacher 24, 8 (1986).
Avogadro tem um número
Coulomb uma força tem
Newton tem algumas leis
E vários anéis também.
Kirchhoff tem umas regras
Legendre, uma transformação
Balmer tem a sua série
E Ewald, uma construção.
Huyghens tem suas ondinhas
Schroedinger, uma equação
Rydberg, uma constante
Lagrange, a menor ação.
Foucault pendurou um pêndulo
Uma rede tem Bravais
Gauss tem uma superfície
Fermi, um nível que dá pé.
Fermat tem o seu princípio
Poynting tem o seu vetor
Bose tem uma estatística
Van Der Graaff, um gerador.
Brown tem seu movimento
Geiger tem seu contador
Cavendish, uma balança
E Helmoltz, um ressoador.
Clebsch-Gordon tem coeficientes
E Doppler, um deslocamento
Dirac tem suas matrizes
E Raman, um espalhamento.
Stark tem o seu efeito
Fourier, um teorema
Young tem o seu módulo
E Gell-Mann, o seu esquema.
Rayleigh tem o seu critério
Poiseuille, um fluxo legal
Gibbs tem sua energia
E Cornu, uma espiral.
Zener tem o seu diodo
Bohr tem um raio, pois não?
Brewster arrumou um ângulo
Fitzgerald, uma contração.
Brillouin tem sua zona
Quem tem um ciclo é Carnot
Michelson, um interferômetro
E um teste que falhou.
Atwood tem uma máquina
Josephson, uma junção
Planck lançou uma hipótese
E Green fez uma função.
Rutherford criou um átomo
Tesla fez uma bobina
Fresnel construiu uma lente
E Zeeman, uma estrutura fina.
Maxwell tem o seu demônio
Thomas tem uma precessão
Heisenberg, uma incerteza
E Boltzmann, uma distribuição.
Ising achou o seu modelo
Debye, uma temperatura
Einstein, uma teoria geral
Que ainda hoje perdura.
* * Pauli foi excluído por princípio.
E tu, pobre professor
Onde é que fica teu nome?
Será no giz que apagas
Ou em teu salário de fome?
A aula de cada dia
Fama nunca te trará
E do muito que ensinares
Muito pouco restará.
Mas, se não vais deixar marca
Nem leis à posteridade
Que ao menos os teus alunos
Lembrem de ti com saudade.
PS: não sei se esse tópico deveria ser criado aqui, lá em "Sociedade/educação" ou em Literatura. Achei conveniente postar aqui. Mas se os administradores acharem que ele está no lugar errado, solicito removê-lo e colocá-lo no espaço adequado
Obrigado,
Renato
Renato- Participante Dedicado
- Mensagens : 175
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 53
Localização : Brasil
Re: História da Ciência e Ensino de Ciências
Muito bacana!
Realmente é algo que costumo pensar. Deveríamos estudar a física, nas escolas, visando também o "Processo Histórico". Sem ele ficam só teorias (muitas delas já inválidas, ou apenas parcialmente) soltas no espaço vazio que é a cabeça do aluno. xD
Realmente é algo que costumo pensar. Deveríamos estudar a física, nas escolas, visando também o "Processo Histórico". Sem ele ficam só teorias (muitas delas já inválidas, ou apenas parcialmente) soltas no espaço vazio que é a cabeça do aluno. xD
Douglas M.- Participante
- Mensagens : 27
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 33
Localização : Brasil
Re: História da Ciência e Ensino de Ciências
Esse poema é muito lindo meu!!!
Trata-se de um protesto contra a Física de Gênios do século XIX, porque o professor de Física na verdade, não produz nada de científico, fica somente ensinando o que esses tais gênios estabeleceram...
Já que você postou aqui, só para lembrar, essa é a temática da Educação Científica (uma delas).
Com relação ao Processo Histórico ... , aí eu já não posso dizer nada ...
Trata-se de um protesto contra a Física de Gênios do século XIX, porque o professor de Física na verdade, não produz nada de científico, fica somente ensinando o que esses tais gênios estabeleceram...
Já que você postou aqui, só para lembrar, essa é a temática da Educação Científica (uma delas).
Com relação ao Processo Histórico ... , aí eu já não posso dizer nada ...
Renato- Participante Dedicado
- Mensagens : 175
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 53
Localização : Brasil
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Ter maio 27, 2014 9:28 am por Renato
» Forum Canal de HIstoria
Dom Fev 26, 2012 4:19 pm por Valisum
» Mudança nas atitudes dos encarregados de educação
Dom Nov 13, 2011 9:10 am por Renato
» Que é Deus? Ele existe? Como?
Sáb Nov 12, 2011 7:33 am por Renato
» Darwin e a teoria da evolução
Seg Ago 15, 2011 8:06 pm por Varela
» Fórum Máscaras de Deus - Filosofia Oriental e Espiritualismo Prático
Seg maio 23, 2011 3:59 am por Renato
» Alpha Centauri - Filosofia Oriental e Espiritualismo
Qui Abr 21, 2011 7:25 am por Renato
» Videos imperdiveis...
Sex Mar 11, 2011 1:06 pm por Renato
» Cartoons Engraçados
Dom Jan 30, 2011 9:18 pm por Renato