Crepúsculo dos Pensadores
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Existe livre-arbítrio?
História  da Ciência e Ensino de Ciências I_icon_minitimeTer maio 27, 2014 9:28 am por Renato

» Forum Canal de HIstoria
História  da Ciência e Ensino de Ciências I_icon_minitimeDom Fev 26, 2012 4:19 pm por Valisum

» Mudança nas atitudes dos encarregados de educação
História  da Ciência e Ensino de Ciências I_icon_minitimeDom Nov 13, 2011 9:10 am por Renato

» Que é Deus? Ele existe? Como?
História  da Ciência e Ensino de Ciências I_icon_minitimeSáb Nov 12, 2011 7:33 am por Renato

» Darwin e a teoria da evolução
História  da Ciência e Ensino de Ciências I_icon_minitimeSeg Ago 15, 2011 8:06 pm por Varela

» Fórum Máscaras de Deus - Filosofia Oriental e Espiritualismo Prático
História  da Ciência e Ensino de Ciências I_icon_minitimeSeg maio 23, 2011 3:59 am por Renato

» Alpha Centauri - Filosofia Oriental e Espiritualismo
História  da Ciência e Ensino de Ciências I_icon_minitimeQui Abr 21, 2011 7:25 am por Renato

» Videos imperdiveis...
História  da Ciência e Ensino de Ciências I_icon_minitimeSex Mar 11, 2011 1:06 pm por Renato

» Cartoons Engraçados
História  da Ciência e Ensino de Ciências I_icon_minitimeDom Jan 30, 2011 9:18 pm por Renato

Partido Pelos Animais

História da Ciência e Ensino de Ciências

2 participantes

Ir para baixo

História  da Ciência e Ensino de Ciências Empty História da Ciência e Ensino de Ciências

Mensagem  Renato Ter Jun 30, 2009 2:15 am

História da Ciência é bem diferente de Ensino de Ciências, querem ver?

Balada do Professor de Física

Adaptação livre do original de D. F. Kirwan, publicado em The Physics Teacher 24, 8 (1986).

Avogadro tem um número
Coulomb uma força tem
Newton tem algumas leis
E vários anéis também.

Kirchhoff tem umas regras
Legendre, uma transformação
Balmer tem a sua série
E Ewald, uma construção.

Huyghens tem suas ondinhas
Schroedinger, uma equação
Rydberg, uma constante
Lagrange, a menor ação.

Foucault pendurou um pêndulo
Uma rede tem Bravais
Gauss tem uma superfície
Fermi, um nível que dá pé.

Fermat tem o seu princípio
Poynting tem o seu vetor
Bose tem uma estatística
Van Der Graaff, um gerador.

Brown tem seu movimento
Geiger tem seu contador
Cavendish, uma balança
E Helmoltz, um ressoador.

Clebsch-Gordon tem coeficientes
E Doppler, um deslocamento
Dirac tem suas matrizes
E Raman, um espalhamento.

Stark tem o seu efeito
Fourier, um teorema
Young tem o seu módulo
E Gell-Mann, o seu esquema.

Rayleigh tem o seu critério
Poiseuille, um fluxo legal
Gibbs tem sua energia
E Cornu, uma espiral.

Zener tem o seu diodo
Bohr tem um raio, pois não?
Brewster arrumou um ângulo
Fitzgerald, uma contração.

Brillouin tem sua zona
Quem tem um ciclo é Carnot
Michelson, um interferômetro
E um teste que falhou.

Atwood tem uma máquina
Josephson, uma junção
Planck lançou uma hipótese
E Green fez uma função.

Rutherford criou um átomo
Tesla fez uma bobina
Fresnel construiu uma lente
E Zeeman, uma estrutura fina.

Maxwell tem o seu demônio
Thomas tem uma precessão
Heisenberg, uma incerteza
E Boltzmann, uma distribuição.

Ising achou o seu modelo
Debye, uma temperatura
Einstein, uma teoria geral
Que ainda hoje perdura.


* * Pauli foi excluído por princípio.


E tu, pobre professor
Onde é que fica teu nome?
Será no giz que apagas
Ou em teu salário de fome?

A aula de cada dia
Fama nunca te trará
E do muito que ensinares
Muito pouco restará.

Mas, se não vais deixar marca
Nem leis à posteridade
Que ao menos os teus alunos
Lembrem de ti com saudade.

PS: não sei se esse tópico deveria ser criado aqui, lá em "Sociedade/educação" ou em Literatura. Achei conveniente postar aqui. Mas se os administradores acharem que ele está no lugar errado, solicito removê-lo e colocá-lo no espaço adequado

Obrigado,

Renato
Renato
Renato
Participante Dedicado
Participante Dedicado

Mensagens : 175
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 53
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

História  da Ciência e Ensino de Ciências Empty Re: História da Ciência e Ensino de Ciências

Mensagem  Douglas M. Ter Ago 25, 2009 6:29 pm

Muito bacana! Very Happy

Realmente é algo que costumo pensar. Deveríamos estudar a física, nas escolas, visando também o "Processo Histórico". Sem ele ficam só teorias (muitas delas já inválidas, ou apenas parcialmente) soltas no espaço vazio que é a cabeça do aluno. xD

Douglas M.
Participante
Participante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 24/07/2009
Idade : 33
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

História  da Ciência e Ensino de Ciências Empty Re: História da Ciência e Ensino de Ciências

Mensagem  Renato Ter Ago 25, 2009 6:41 pm

Esse poema é muito lindo meu!!!
Trata-se de um protesto contra a Física de Gênios do século XIX, porque o professor de Física na verdade, não produz nada de científico, fica somente ensinando o que esses tais gênios estabeleceram...
Já que você postou aqui, só para lembrar, essa é a temática da Educação Científica (uma delas).
Com relação ao Processo Histórico ... Very Happy, aí eu já não posso dizer nada ...
Renato
Renato
Participante Dedicado
Participante Dedicado

Mensagens : 175
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 53
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

História  da Ciência e Ensino de Ciências Empty Re: História da Ciência e Ensino de Ciências

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos